segunda-feira, 1 de abril de 2013

Before Vienna

Pouco mais de um mês antecedendo a viagem com passagens de trem compradas, hospedagens reservadas e roteiros sendo amadurecidos. Já nos permitimos cortejar mais intensamente as cidades que vamos visitar e o destino do flerte, nos últimos dias, vem sendo Viena!

Felizmente, conseguimos alugar juntos Before Sunrise e Before Sunset na infalível Cavídeo. Chuvinha fina e tempinho ameno de Petrópolis completaram as bênçãos daquele Sábado de Aleluia, quando nos deliciamos com duas versões seguidas dos roteiros percorridos por Jesse e Celine. Pra quem não conhece essa especialíssima aventura romântica em duas partes, com um intervalo de 9 anos entre cada uma, pode quitar essa lacuna cinéfila sem medo de ser feliz.

Vou me ater neste post à primeira parte, passada em 1995, quando o americano Jesse, em seus vinte e pouquíssimos anos conhece a francesa Celine numa viagem de trem pela Europa. Livres, lindos, intensos e com aquela falsa despretensão que só gente, ao mesmo tempo, muito jovem e muito inteligente pode se permitir, percebem que a sintonia pode durar mais do que a conversa no vagão restaurante.

Ele deve saltar em Viena, onde ficará sem destino, até pegar o voo que o levará de volta à América, na manhã seguinte. Celine, por sua vez, deve continuar até Paris, onde o início das aulas na Sorbonne (ela pergunta "sabe, a Sorbonne?") a aguardam dentro de alguns dias. Jesse, então, faz uma proposta para que ela o acompanhe nessas últimas horas de aventura flâneur.

A fórmula do filme é simples: lindos cenários, atores competentes e ótimos diálogos. Um convite irresistível para qualquer casal (solteiro também vale) que o tenha visto e pretende visitar Viena é deixar as memórias da cidade de Jesse e Celine se fundirem à própria experiência nesses lugares. E é exatamente isso que faremos.

Procuramos no Google e, em dois cliques achamos não apenas o roteiro de Before Sunrise, mas um aplicativo com audio guia, cujos roteiros podem ser baixados, sem a premissa de uma conexão para que se possa ouvi-los.

Faremos, então, nossa versão de Viena até antes do amanhecer e também depois do sol raiar, pois serão algumas noites passadas nessa cidade incrível.

Segue o link, para quem tiver curiosidade!

http://www.gpsmycity.com/tours/before-sunrise---vienna-1352.html

Meu, nosso véio mundo

E lá vou eu novamente!

Mas, desta vez, não vou só. Pelo contrário, estou indo muito bem acompanhada. Vou com meu amor rever Meu Véio Mundo, apresentá-lo, conhecer o dele e descobrir o nosso.

A aventura começa no dia 10 de maio, quando embarcamos.

Roma, Florença, Veneza, Viena, Praga, Paris e Lisboa nos aguardam!