Hoje foi um dia muito, mas muito quente!
Mas, apesar do calor escaldante, vi afrescos de Giotto em Santa Croce e muita coisa morbida... Mumia misteriosa na Igreja de San Marco, mumias egipcias no Museu Arqueologico e sepulturas de Dante, Michelangelo e Galileu na Sante Croce. Adooooooooro!
Particularidades sobre a múmia da Basílica de San Marco:
A Nandi me contou que esse padre, Santo Antonino, morreu por volta do século XIII. Na época do Renascimento, desenterraram seu corpo pra mudar sua sepultura de lugar e o encontraram praticamente intacto. Começaram a venerar a múmia e, como nào podia deixar de ser, atribuir ao homem uma série de milagres. Virou santo!
A múmia se mantèm ainda bem conservada e está exposta numa das capelas da Basílica de São Marco. Nela, está um dos afrescos restaurados pela Nandi, que mostra justamente a época em que o corpo foi encontrado e começou a ser venerado. Ela conta que teve de trabalhar meses, sozinha na capela, ali ao ladinho da múmia. Eu teria tido um troço no primeiro dia.
Essa estátua escura, com um homem de aspecto soturno é um frade que se opunha contra os Médici e acabou na fogueira, coitado. Também fica na Basílica de San Marco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Está mais expert em Firenze do que na Tijuca, hem?
ResponderExcluirHahahaha! Muito bom esse seu comentàrio. Digamos que Firenze e Tijuca estejam pau a pau agora. Rs.
ResponderExcluir