quarta-feira, 22 de junho de 2011

Florença: décimo sexto dia - 21/6

Hoje, o dia foi "light" (a exceçào do calor infernal), com visita ao afresco da Santa Ceia de Andrea del Sarto, exposto num cenacolo bem próximo à casa da Nandi e do Nelson. Fui com a Nandi e ganhei aula de artes ao vivo, com explicações maravilhosas sobre o Maneirismo.

Depois, segui sozinha pro Centro, onde conheci uma casa autêntica do Trecento, disponível à visitação no Palazzo Davanzati. Muito lindo e curioso, com direito até a banheiros da época. Pena que não podia fotografar pra mostrar o vaso que esses caras usavam. Eles deviam sofrer, tadinhos...

Depois, fui pro famoso Museu Bargello, que ainda não tinha conhecido. Além das maravilhosas obras residentes, como o David de Donatello, estava passando uma exposição do Amanatti, que descobri ser o autor de diversas esculturas famosas que eu havia visto. Inclusive o Netuno da Piazza della Signoria e os originais das cópias que aparecem na fonte da Vila Medicea a Castello, um de meus ultimos passeios.

Dali, encontrei com a Nandi em frente ao Porcellino, um javali de bronze em que todos os turistas esfregam a mão pra poder retornar a Florença, que fica do lado da Piazza della Republica. Fomos juntas à Igreja de Orsamichelle (linda!), onde tirei algumas fotos roubadas da fiscal chata que ficava de olho em mim.

Ainda passamos pela loja do restaurador, onde pude conferir a vitrine curiosissima, com potes e vidros recheados de óleos, pigmentos, raizes e materiais dos mais diversos. O dono ainda veio conversar um pouco conosco e comentou das dificuldades sobre se manter uma loja daquelas funcionando. Quando perguntei se poderia tirar algumas fotos, ele consentiu sorrindo e dizendo que muitos turistas entravam, não davam nem bom dia, fotografavam sem nem saber direito do que se tratava e iam embora da mesma maneira com que haviam entrado. Incrível a má educação das pessoas!

Depois de uma sessãozinha longa de compras (tenho de manter a deseducação da Nandi em forma), fomos embora. No fim do dia, todos nós fomos comer uma pizza num restaurante bem simpático, às margens do Arno.

Bacione!

3 comentários:

  1. Me ocorreu... e a Nandi conhece Firenze tanto quanto vc agora???rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Sò venho seguindo as indicaçòes dela, mas que de vez em quando ela se perde e eu acabo orientando o caminho, isso eu jà faço. Rs.

    ResponderExcluir