Sempre tive curiosidade de conhecer as imagens de corpos mumificados de Pompéia. Confesso que minha curiosidade mórbida é meio aguçada e aquela situação tão dramática, de pessoas "congeladas" em suas últimas ações, me fascinou a vida inteira.
Pois foi no finzinho da visita que eu finalmente encontrei o chamado Jardim dos Fugitivos, onde foram achados cerca de 20 corpos de pessoas que tentaram se proteger ali das chuvas de cinzas. Eles ficam dentro de uma câmara de vidro que os separam dos visitantes e podem ser vistos lado a lado.
Dá pra ver que tem famílias inteiras ali. É possível distinguir homens, mulheres e crianças. Mas a forma que mais chama atenção é certamente a primeira, que tem uma postura completamente diferente. Enquanto todos estão tentando desesperadamente se proteger, aquela figura parece ser um homem observando a criança que está ao seu lado, como quem deseja ajudar, mas está completamente impotente. Dá pra visualizar o desespero do cara, que se encontra à beira da morte, ao mesmo tempo em que acompanha o filho também morrendo, ao seu lado.
De repente, estou romanceando tudo e os corpos nem estavam exatamente naquela posição, mas que a cena é dramática e dá asas à minha imaginação, isso dá!

Nenhum comentário:
Postar um comentário